VII Simpósio Paranaense de Saúde Única, evento realizado pelo CRMV-PR

Nos dias 12 e 13 de novembro ocorreu o VII Simpósio Paranaense de Saúde Única, promovido
pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-PR), na qual o presidente
do Sinzoopar, Celso Vedam, esteve presente com participação especial, compondo
a mesa de abertura do evento.

Dentre os convidados para a mesa de abertura estavam presentes o Presidente do CRMV-PR,
M.V. Adolfo Y. Sasaki, ao qual conduziu a abertura, o deputado estadual Antônio
Anibelli Neto, o presidente da Feclamev-PR, Masahiko Ohi, o tesoureiro do
Sindivet-PR, Demetrio Reva, Roselane Langer, representando a Sesa, Thalita
Mileo, coordenadora do curso de medicina veterinária da UniBrasil e a
representante do IBAMA no Paraná, Eunice Lislaine Chrestenzen de Souza.

As palestras relacionadas a saúde única, foram apresentadas nos dias 12 e 13 de novembro, presencial na UniBrasil e híbrida, com a participação de pessoas de todo o Brasil. No evento, houve a participação de médicos veterinários, zootecnistas e estudantes da área.

 

Houve também a premiação ao M.V. Cesar Amin Pasqualin e ao zootecnista Carlos Frederico Grubhofer, que receberam, respectivamente, os prêmios: Professora Clotilde de Lourdes Branco Germiniani, que homenageia médicos veterinários e o prêmio Professor Ambires Cecílio Machado Riella, destinado a reconhecer zootecnistas. Esses prêmios buscam valorizar os profissionais que contribuem para o engrandecimento da profissão e o serviço a sociedade.

A respeito dos palestrantes, um destaque especial a zootecnista Ana Alix Mendes de Almeida Oliveira, com sua palestra intitulada “A importância da zootecnia na saúde única”. Em sua palestra, pontuou a responsabilidade do zootecnista na saúde única, além de apresentar o histórico do curso de zootecnia no Brasil, demonstrando as diretrizes curriculares e comentando as bases que formam a zootecnia.

Ana Alix é formada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), possui mestrado em zootecnia na UFV e doutorado em zootecnia com área de concentração em produção animal pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV) da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Possui especialização em nutrição equina pela Universidade Estadual da Califórnia e pós-doutorado em ciência animal no Centro de Energia Nuclear na Agricultura, na Universidade de São Paulo (USP). Sua contribuição foi fundamental na área da equideocultura, com a primeira pesquisa de digestão pré-cecal com equinos fistulados no íleo no Brasil, tendo a coorientação da médica veterinária Maria Ignez Leão. Também é membro da Comissão Técnica e de Ensino da Zootecnia do CRMV-PR e compõe a diretoria executiva do Sinzoopar 2023/2025.

Segundo o Ministério da Saúde, a abordagem de Uma Só Saúde propõe e incentiva a comunicação, cooperação, coordenação e colaboração entre diferentes disciplinas, profissionais, instituições e setores para fornecer soluções de maneira mais abrangente e efetiva. A saúde única é um conceito de interconexão entre a saúde humana, animal, vegetal e ambiental, todos aliados em uma só saúde, a saúde única.