(Na foto, os integrantes e representantes das diretorias do CRMV-PR e SINZOOPAR)

No dia 27 de novembro de 2024, o Sinzoopar, representado pelo Presidente do sindicato, Celso Vedan, o Diretor Social, Jackson Sesiuk e o Diretor Tesoureiro, Henrique Massoqueto, estiveram presentes em uma reunião com o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná (CRMV-PR), Adolfo Yoshiaki Sasaki, o Zootecnista e conselheiro efetivo do conselho, Marcelo Ailton Zschornack e o Zootecnista e representante do CRMV-PR na Câmara Temática de Economia e Meio Ambiente no CEMA, Cristiano Koenig de Castro. Na reunião realizada na sede do Conselho do CRMV-PR, o sindicato apresentou pautas relevantes para a valorização do profissional de zootecnia.

 Nas pautas apresentadas, foi citada a importância da divulgação da atuação do zootecnista na responsabilidade técnica, através do apoio do CRMV-PR, destacando como essa parceria pode fortalecer a valorização do profissional no mercado e aumentar a visibilidade de suas competências técnicas. Essa divulgação é essencial para informar a sociedade e os setores produtivos sobre a relevância do zootecnista em áreas como gestão de produção animal, bem-estar e sustentabilidade, promovendo assim maior reconhecimento e oportunidades para a categoria.

Outra pauta apresentada, foi o destaque da importância de garantir que a sociedade receba informações claras e justas sobre a atuação dos zootecnistas. Foi sugerida a elaboração de materiais informativos específicos e a revisão de conteúdos disponíveis no site do CRMV-PR, especialmente os em consulta pública.

A preocupação com a clandestinidade de estabelecimentos que operam sem a devida responsabilidade técnica, também foi discutida pelo Sinzoopar. Essa prática não só afeta os profissionais regulamentados, mas também coloca em risco a qualidade e segurança dos serviços prestados à sociedade. O sindicato solicitou o apoio do CRMV-PR para intensificar as ações de fiscalização, a fim de combater essas irregularidades e promover um mercado mais justo e seguro.

Foi ressaltada a importância de superar a rivalidade histórica entre algumas classes profissionais representadas pelo sistema CFMV/CRMVs. Embora essa rivalidade seja, por vezes, alimentada por setores administrativos e fiscalizadores, ela não reflete a realidade do campo, onde as profissões se complementam e colaboram. O Sinzoopar sugeriu que o CRMV-PR promova campanhas e ações para fortalecer essa parceria e destacar os benefícios da atuação conjunta, contribuindo especialmente para o fortalecimento da zootecnia, que enfrenta desafios adicionais para ampliar sua representatividade.

Também foi sugerido que o CRMV-PR considerasse a inclusão de zootecnistas nas comissões internas do Conselho, sempre que possível, para garantir a representatividade da classe nas discussões e decisões estratégicas. O Sinzoopar se prontificou a colaborar, propor profissionais capacitados para contribuir de forma técnica e eficiente com as demandas dessas comissões.

Por fim, foi recomendada a realização de um chamado ou a abertura de um diálogo direto com os zootecnistas já envolvidos no sistema, buscando avaliar e viabilizar sua participação de forma mais ativa. Essa medida não poderia apenas ampliar a representatividade da zootecnia no CRMV-PR, mas também promover um equilíbrio maior entre as classes e aprofundar a compreensão das particularidades e necessidades dos zootecnistas. Além disso, essa iniciativa pode contribuir para aumentar o número de zootecnistas engajados no Conselho, fortalecendo-as.

 

Deixe um comentário